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Linkedin. Você está fazendo isso errado!

Você pode pensar que está usando o Linkedin da melhor forma. Mas eu vou mostrar que você está fazendo isso errado!

Há quem diga que essa é a rede mais chata de todas, só ganhando do Google Plusque Deus o tenha ). Mas isso não é totalmente verdade. Se você souber usá-lo, o Linkedin é uma excelente ferramenta de divulgação profissional e networking.

Segundo sua própria descrição, o Linkedin é a maior rede profissional do mundo, com mais de 546 milhões de usuários em 200 países e territórios. Sua missão é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. “Ok, e como eu faço para extrair o melhor dele? ” – Se liga aí que não tem muito segredo.

 

CRIE UM PERFIL CAMPEÃO!

1º Foque na descrição do seu perfil e histórico profissional.

Lembre-se que esta não é uma rede social e sim profissional. As pessoas aqui, não estão interessadas em saber onde você jantou ontem, que filme assistiu no cinema ou o que achou do último capítulo da novela.  O linkedin é uma rede para profissionais contarem quem são e o que buscam.

Então quando for criar seu perfil pessoal, conte sobre a sua formação, os cursos que fez, os diplomas e prêmios que já recebeu. Fale sobre os projetos dos quais participou, nas empresas onde trabalhou. Foque no que vai agregar valor.

Por exemplo, se você trabalha com administração de empresas e fez um curso livre de culinária, por mais que você goste de cozinhar, talvez não valha a pena cita-lo em seu perfil.

2º Ative seu networking.

Existem outras ações que você pode fazer em seu perfil, como recomendar profissionais com quem você já trabalhou por conhecimentos e habilidades específicas que eles tenham e pelas quais se diferenciam.

3º Mostre com quem você se identifica profissionalmente.

Procure na rede, profissionais renomados cujo perfil e ramo de atividade tenham relação com o seu próprio e siga-os. Escolha “influencers” (influenciadores) e veja o que estão compartilhando. Isto vai deixar claro para outros, o seu estilo profissional, sua personalidade corporativa.

4º Seja um usuário ativo.

Entre e participe de grupos de discussão, nos quais o assunto esteja relacionado com sua atividade, formação acadêmica ou até mesmo grupos cujos temas reflitam posicionamentos pessoais seus – mas cuidado!  Nem sempre uma posição pessoal sua vai falar bem sobre você. Sempre que possível, tente evitar polêmicas.

Lembre-se que existem empresas diferentes, geridas por pessoas diferentes, com os mais variados pontos de vista sobre os mais variados assuntos e é possível que uma posição muito assertiva sobre determinado assunto, lhe custe uma oportunidade.

Seguindo esses passos, em pouco tempo você terá uma página pessoal arrasadora, atualizada e  super interessante. Um verdadeiro chamariz para novos negócios e oportunidades.

“Mas por que eu devo me preocupar em tomar todas essas ações? O que o Linkedin pode me trazer de benefício real, afinal de contas?”  – Calma jovem! Você já vai entender.

Tendo criado um círculo de amigos e seguidores, interessante, na rede social, o próximo passo é tornar-se um influenciador e tornar-se o que chamamos de “autoridade” em determinado assunto. E é nesse momento que as reais oportunidades de negócios começam a acontecer. Seu networking aumenta consideravelmente e você começa a ver os resultados aparecendo – saindo do campo virtual para a vida off line.

Agora, você é um empreendedor ou um empresário e a sua preocupação é com a página da sua empresa. Então a questão é: “Como divulgar minha página corporativa de forma mais assertiva?

 

 

CRIE UMA PÁGINA CORPORATIVA MATADORA!

Para isso, as ações não são muito diferentes das que você faz na sua página pessoal. Pense nela (sua página corporativa) como uma vitrine. Ali você vai compartilhar tudo aquilo que quer que as pessoas saibam sobre sua empresa… seus projetos, programas sociais, planos para o futuro e porque não, sua história.

Agora, vamos supor que você ou alguém na sua empresa é um influenciador, uma figura pública, reconhecida em sua área de atuação. Vale (muito) a pena investir na imagem dele também.

Como? Através de postagens assinadas, por exemplo.

Crie conteúdo interessante, informativo e engajador.

Use a ferramentas de criação de notas, do próprio Linkedin, para criar e compartilhar conteúdos informativos, técnicos ou opinativos, sobre assuntos relacionados à área de atuação da sua empresa.

Compartilhe fotos e divulgações de eventos corporativos, congressos e feiras das quais sua empresa vai participar. Faça (ou contrate alguém para fazer por você: 4KSMART ) material de divulgação em vídeo; crie infográficos para demonstrar processos técnicos; E-books com conteúdo descritivo para download e quaisquer outras ações que você entenda serem interessantes para a imagem da sua empresa frente à concorrência e ao público em geral.

Lembre-se que todo conteúdo compartilhado vai alcançar tanto seu público interno quanto externo, portanto, antes de sair compartilhando qualquer coisa, faça um bom planejamento estratégico e defina seus objetivos comerciais, com base nele, defina suas ações nos ambientes online – levando em consideração quais assuntos e conteúdos vão ser criados, com qual intuito e a quem vai atingir.

 

 

EM RESUMO

O que esperar do linkedin, enquanto usuário corporativo?

Se essas dicas forem seguidas à risca, espere a abertura de novas oportunidades, o aumento do reconhecimento e valorização da sua marca e a divulgação em massa da sua cultura empresarial.

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Blog Smarteiros

 

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