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O Planejamento Estratégico Explicado

O Planejamento Estratégico: é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões visando atingir objetivos, a fim de alcançar o sucesso.[1]

 

Não entendeu? Tudo bem, fica tranquilo porque você está prestes a ter o…

O Planejamento Estratégico Explicado.

 

Tanto plano, quanto estratégia, têm definições similares, porém, existem algumas diferenças básicas. Em linhas gerais, estratégia é a síntese de uma ideia, surge da criatividade, sendo qualquer um capaz de estabelecê-la. Já plano, remete a uma análise fundamentada em metodologia específica e que tem por objetivo, o alcance de uma meta.

 

A união das duas palavras: Plano + Estratégia, sugere um composto de ações e ideias com intuito de alcançar objetivos pré-estabelecidos. 

 

Entende-se que para montar um Planejamento Estratégico são necessárias ações, como “peças para compor um sistema”.

Todo o planejamento deve considerar os recursos disponíveis, pessoal e material, para que, a partir daí, possam ser definidas as linhas de ação.

Outro fator a ser considerado é que já devem existir respostas para as indagações: o quê, como, quem, quando e onde. Estas devem ser procedidos de análise das linhas de ação e da decisão sobre qual caminho seguir.

Todo o planejamento estratégico tem por finalidade alcançar o sucesso, que pode ser definido como: conseguir o que se quer.

Planejar, ainda que essencial, não é tão fácil (ou divertido). Então para você não ficar aí batendo cabeça, nós trouxemos aqui 5 dicas que vão te ajudar a criar o seu Planejamento Estratégico em 2018.

Se liga!

 

 

5 DICAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA.

 

 

1ª) Revise seu propósito.

Uma das informações que norteia seu planejamento é a identidade da empresa, seu propósito ou a visão – missão e valores.

Caso seu posicionamento ou mesmo propósito tenha mudado, é interessante manter tudo registrado, atualizado e usar essa informação como guia no seu planejamento estratégico.

 

 

2º) Defina objetivos.

Defina suas metas globais e específicas. Sendo que metas globais são as da sua empresa como um todo, o objetivo maior; e específicas, são as metas por área.

Por exemplo: para área de marketing: aumentar o número de posts semanais no blog; Para a área comercial: aumentar as vendas.

 

 

3º) Tangibilize suas metas.

Torne suas metas ‘palpáveis’ na prática, por meio de planos de ação e atividades diárias.

Imagine que seu objetivo está no topo de uma escada e que para alcança-lo, você precisa subir degrau a degrau. Nomeie cada degrau como uma meta específica e faça uma projeção do resultado planejado.

Sua projeção deve ser pra, no máximo, um ano e se a sua empresa estiver começando ou se o mercado for incerto, faça de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses, sempre fazendo um replanejamento no final desse período.

 

 

4º) Crie planos de ação.

Crie ações práticas e realistas que vão te ajudar a alcançar os objetivos planejados, como nos degraus que eu citei antes. Pense em ações pontuais para as metas específicas, com início, meio e fim, e ações de longo prazo para as metas globais.

 

 

5º) Mensure.

Por fim, mensure tudo que você fez até agora, faça uma análise dos resultados alcançados e daqueles que ainda deve alcançar num futuro tangível. Veja o retorno dos investimentos feitos e comece novamente o planejamento para o próximo período.

 

 

 

Pronto!

Agora você já tem um planejamento estratégico estruturado, que vai desde o propósito do seu negócio até a definição das metas globais e o acompanhamento dos resultados.

E se ainda assim você tiver qualquer dúvida sobre como fazer, ou o que colocar no seu planejamento, consulte um profissional da área de gestão de negócios. Ele com certeza poderá te auxiliar.

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Blog Smarteiros

 

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